Vídeo 3 - Fábulas

 Fábulas

                                     A postagem de hoje começa com as seguintes perguntas:


          O que é fábula

                                                  Onde ela surgiu?

                                                                                       Quem escreveu? 

                                                                                                                        Quando surgiu?





                   No vídeo de hoje vocês vão aprender o que é Fábula, segue o vídeo :








    As fábulas são histórias contadas de geração em geração, uma família contava para a outra e assim sucessivamente. Essas histórias na maioria das vezes tinham como protagonistas animais. Nessas narrativas eles apresentavam características humanas, seja de vícios como virtudes, por exemplo: amor, bondade, respeito, violência, maldade.





    
        Além disso, as fábulas sempre no seu desfecho contêm um ensinamento, uma MORAL, com o intuito de fazer com que as pessoas pensassem sobre suas atitudes.

           Às vezes as histórias contam sobre relações de conflito, aquelas em que os personagens são diferentes, opostos e no final de todas elas o que você notará é: ou você aceita a diferença do outro, ou morre. Mas antes de você lê-la, observe a NARRATIVA, quem está narrando? São os personagens ou outra pessoa? 

        E também preste atenção no sinal TRAVESSÃO, esse sinal aqui " - ", qual é a função dele? E o parágrafo, o que é? Pesquisem isso e leiam com bastante atenção a fábula a seguir " A cigarra e a formiga" :
 


        Num belo dia inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comidas. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:

– Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida!

As formigas pararam de trabalhar, coisas que era contra seus princípios, e perguntaram:

– Mas por quê? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?

Falou a cigarra:

– Para falar a verdade, não tive tempo. Passei o verão todo cantando!

Falaram as formigas:

– Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando?

E voltaram para o trabalho dando risadas.

 




        Você vai perceber que nas fábulas existem vários tipos de relação, na maior parte, relações de poder, que significa que um lado é fraco e o outro é forte, um manda e outro obedece ou até mesmo a respeito de sobrevivência. A seguir você verá outra fábula que conta sobre isso:


                                                           OS PORCOS ESPINHOS

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.

Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados. Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.

Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.

E assim sobreviveram.

PUERCOESPÍN

Durante la Edad de Hielo, muchos animales murieron a causa del frío.

Los puercoespín dándose cuenta de la situación, decidieron unirse en grupos. De esa manera se  abrigarían y protegerían entre sí, pero las espinas de cada uno herían a los compañeros más cercanos, los que justo ofrecían más calor. Por lo tanto decidieron alejarse unos de otros y empezaron a morir congelados.

Así que tuvieron que hacer una elección, o aceptaban las espinas de sus compañeros o desaparecían de la Tierra.

 Con sabiduría, decidieron volver a estar juntos. De esa forma aprendieron a convivir con las pequeñas heridas que la relación con una persona muy cercana puede ocasionar, ya que lo más importante es el calor del otro.

De esa forma pudieron sobrevivir.

 💢    💢    💢


➽     ➽     ➽

 Para reforçar o aprendizado deixei mais uma fábula como Atividade de Leitura: é o texto do sol ;

          Além disso essa semana quero que vocês pratiquem a escrita de vocês, então como atividade para a semana peço que ESCREVAM, CRIEM UMA FÁBULA! 
         ☝            ☝            ☝            ☝                             👇         👇        👇         👇         👇

            Não precisa me entregar agora, mas vocês tem até o dia 18/03/21  (quinta-feira) para enviarem para mim, depois dessa data eu não aceitarei mais as histórias. 

               Então mãos-a-obra  💪, vocês podem escrever uma fábula sobre qualquer tema, usem a imaginação de vocês!  



➤    ➤   ➤   ➤

Como indicação de filme, quero falar que eu amei assistir "Uma grande aventura" (1978), fala sobre a história de alguns coelhos que precisam arriscar a própria vida em busca de um lugar melhor para viver, ao longo do filme você percebe o quanto as amizades são importantes e que ter confiança em si e nos outros é fundamental para se viver. Se vocês conseguirem assistir me contem o que acharam.








Beijos e um grande abraço, 
eu desejo muita saúde pra vocês!👄
           


.











Referências:

BARROS, Genaldir Rocha de Oliveira; OLIVEIRA, Lisiane da Silva;  SILVA, Raulene Gomes da;  BALBINO, Elizete Santos;  ARAÚJO, Dayane Karlla Porto. O USO DO GÊNERO FÁBULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. In: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba. 

SILVA, Fernanda Caroline Pereira; MACEDO, Luanna Raquel Gomes; MONTENEGRO, Isabelle Oliveira; ARAÚJO, Nathalia Rodrigues; MONTENEGRO, Maria do Socorro Moura. O USO DAS FÁBULAS NO DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. In: IV Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2018, Universidade Estadual da Paraíba. 



.

.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo 2 - Mito e Lenda

Vídeo 1 - Tudo tem um começo!