Fábulas
A postagem de hoje começa com as seguintes perguntas:
O que é fábula?
Onde
ela surgiu?
Quem
escreveu?
Quando surgiu?
No vídeo de hoje vocês vão aprender o que é Fábula, segue o vídeo :
As fábulas são histórias contadas de geração em geração, uma família contava para a outra e assim sucessivamente. Essas histórias na maioria das vezes tinham como protagonistas animais. Nessas narrativas eles apresentavam características humanas, seja de vícios como virtudes, por exemplo: amor, bondade, respeito, violência, maldade.
Além disso, as fábulas sempre no seu desfecho contêm um ensinamento, uma MORAL, com o intuito de fazer com que as pessoas pensassem sobre suas atitudes.
Às vezes as histórias contam sobre relações de conflito, aquelas em que os personagens são diferentes, opostos e no final de todas elas o que você notará é: ou você aceita a diferença do outro, ou morre. Mas antes de você lê-la, observe a NARRATIVA, quem está narrando? São os personagens ou outra pessoa?
E também preste atenção no sinal TRAVESSÃO, esse sinal aqui " - ", qual é a função dele? E o parágrafo, o que é? Pesquisem isso e leiam com bastante atenção a fábula a seguir " A cigarra e a formiga" :
Num belo dia inverno as formigas estavam
tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comidas. Depois de uma
chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:
– Por favor,
formiguinhas, me deem um pouco de comida!
As formigas
pararam de trabalhar, coisas que era contra seus princípios, e perguntaram:
– Mas por quê? O
que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o
inverno?
Falou a cigarra:
– Para falar a
verdade, não tive tempo. Passei o verão todo cantando!
Falaram as
formigas:
– Bom... Se você
passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando?
E voltaram para
o trabalho dando risadas.
Você vai perceber que nas fábulas existem vários tipos de relação, na maior parte, relações de poder, que significa que um lado é fraco e o outro é forte, um manda e outro obedece ou até mesmo a respeito de sobrevivência. A seguir você verá outra fábula que conta sobre isso:
OS PORCOS
ESPINHOS
Durante
a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os
porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim
se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros
mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por
isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer
congelados. Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou
aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar
juntos.
Aprenderam
assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito
próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E
assim sobreviveram.
PUERCOESPÍN
Durante la Edad de Hielo, muchos
animales murieron a causa del frío.
Los puercoespín dándose cuenta de la
situación, decidieron unirse en grupos. De esa manera se abrigarían y
protegerían entre sí, pero las espinas de cada uno herían a los compañeros más
cercanos, los que justo ofrecían más calor. Por lo tanto decidieron alejarse
unos de otros y empezaron a morir congelados.
Así que tuvieron que hacer una
elección, o aceptaban las espinas de sus compañeros o desaparecían de la
Tierra.
Con sabiduría, decidieron volver a estar
juntos. De esa forma aprendieron a convivir con las pequeñas heridas que la
relación con una persona muy cercana puede ocasionar, ya que lo más importante
es el calor del otro.
De esa forma pudieron sobrevivir.
💢 💢 💢
➽ ➽ ➽
Para reforçar o aprendizado deixei mais uma fábula como Atividade de Leitura: é o texto do sol ;
Além disso essa semana quero que vocês pratiquem a escrita de vocês, então como atividade para a semana peço que ESCREVAM, CRIEM UMA FÁBULA!
☝ ☝ ☝ ☝ 👇 👇 👇 👇 👇
Não precisa me entregar agora, mas vocês tem até o dia 18/03/21 (quinta-feira) para enviarem para mim, depois dessa data eu não aceitarei mais as histórias.
Então mãos-a-obra 💪, vocês podem escrever uma fábula sobre qualquer tema, usem a imaginação de vocês!
➤ ➤ ➤ ➤
Como indicação de filme, quero falar que eu amei assistir "Uma grande aventura" (1978), fala sobre a história de alguns coelhos que precisam arriscar a própria vida em busca de um lugar melhor para viver, ao longo do filme você percebe o quanto as amizades são importantes e que ter confiança em si e nos outros é fundamental para se viver. Se vocês conseguirem assistir me contem o que acharam.
Beijos e um grande abraço,
eu desejo muita saúde pra vocês!👄
.
Referências:
BARROS, Genaldir Rocha de Oliveira; OLIVEIRA, Lisiane da Silva; SILVA, Raulene Gomes da; BALBINO, Elizete Santos; ARAÚJO, Dayane Karlla Porto. O USO DO GÊNERO FÁBULA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. In: XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.
SILVA, Fernanda Caroline Pereira; MACEDO, Luanna Raquel Gomes; MONTENEGRO, Isabelle Oliveira; ARAÚJO, Nathalia Rodrigues; MONTENEGRO, Maria do Socorro Moura. O USO DAS FÁBULAS NO DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM
DAS CRIANÇAS. In: IV Congresso Nacional de Educação CONEDU, 2018, Universidade Estadual da Paraíba.
.
.
Comentários
Postar um comentário